Confira quem são os artistas que se destacam na cena da tatuagem da cidade de São Paulo.❤

Photo by Draga Work on Unsplash

São Paulo é a cidade capital do estado de mesmo nome, fica localizada no Sudeste do Brasil e é o principal centro financeiro do país. Não à toa, é, também, uma das cidades em que a tatuagem e a modificação corporal pulsa forte.

Nós, do Tattoo2me, fizemos uma pesquisa em 2017 com nossos seguidores e descobrimos que o tatuado paulista faz sua primeira tatuagem por volta dos 20 anos de idade. Além disso, mais de 93% dessas tatuagens são em lugares visíveis do corpo!
E tem mais: 91% das pessoas que responderam a nossa pesquisa disseram que se sentem super à vontade em estúdios de tattoo, tanto que 94% delas pretende fazer pelo menos uma tatuagem este ano.

Então, nada melhor do que mostrar para você, agora, quem são os 24 artistas paulistas que movimentam a cena da tatuagem na terra da garoa.

Vamos lá! Segura o forninho!

Artes criadas por Thi Brandão, de São Paulo.

Thi Brandão
Cidade: São Paulo
Instagram: @thibrandaotattoo
WhatsApp: (11) 96601–1792

Thi tem 34 anos e sempre gostou de desenhar, seu avô que lhe ensinou que o caminho mais libertador era a arte. Trabalhava como editor de imagens em revistas e campanhas de moda no Brasil e exterior, mas se planejou para comprar sua primeira máquina de tattoo anos depois. “Tatuar era um sonho antigo que foi adiado por conta de faculdade, dia 02/01/2015 fiz minha primeira tattoo e meu grande amigo, Gonta Félix, foi quem me ajudou nos primeiros passos dentro da tatuagem”. Tatuador há 5 anos, o blackWork, pontilhismo e geométricos são os estilos que mais gosta por permitirem misturar traços grossos com traços extremamente finos. “Me inspiro nas pessoas, no mundo, ser tatuador é estar mergulhado em arte e adrenalina, conhecendo novas histórias, pessoas e com isso evoluir diariamente como ser humano e como artista”.

Artes criadas por Aline Ribeiro, de São Paulo.

Aline Ribeiro
Cidade: São Paulo
Instagram: @aline.tattooyou
Contato: aline.tattoo.ribeiro@gmail.com

Aline tem 39 anos e sempre gostou de desenhar, o interesse por tatuagem já acompanha desde pequena quando, em uma pesquisa de biblioteca, leu um artigo sobre múmias que tinham sinais de possíveis tatuagens. “Comecei a tatuar em Corumbá/MS. Na época, era bem complicado ser tatuadora por falta de orientação e material em geral. Me inspiro em vários artistas maravilhosos, mas acredito que as histórias contadas por cada cliente é que tornam meu trabalho mais criativo e inspirador”. Tatuadora profissional há 15 anos e realizada com sua escolha de vida, e seu estilo predileto é o Sketch.

Artes criadas por Lari Travassos, de São Paulo.

Lari Travassos
Cidade: São Paulo
Instagram: @travassoslari
Contato: contato@travassoslari.com

Lari tem 23 anos e a arte sempre esteve presente em sua vida, apesar de só entrar para o mundo da tatuagem aos seus 20 anos. “Pouco a pouco descobri que é algo que me completa e me faz feliz, poder marcar momentos nas pessoas é incrível. Botânica é a referência que mais utilizo em minhas criações e me sinto livre desenvolvendo coisas especiais para pessoas especiais”. Tatuadora há 3 anos, seus estilos favoritos são BlackWorck e Fineline. Suas principais inspirações vêm de livros de ilustrações científicas e outras tatuadoras que também trabalham com florais. “Atualmente tenho aprendido muito mais no estúdio em que trabalho, acho que a evolução é muito rápida quando existem outras pessoas compartilhando a mesma experiência com você”.

Artes criadas por Lua Hermanni, de São Paulo.

Lua Hermanni
Cidade: São Paulo
Instagram: @luahermanni
WhatsApp: (11) 96357-9486

Lua tem 22 anos e ilustra, faz pinturas, desde os 5 anos de idade, o que facilitou pra que tivesse o seu primeiro contato com a tatuagem. “Aos 19 anos, ganhei de uma amiga um kit completo de tattoo, no qual serviu como um empurrãozinho inicial na carreira. O interesse ficou incessante e meu mestre, Digão Aloha, me acolheu em seu estúdio como aprendiz e durante algum tempo fui estudando sobre estilos de tattoo, espessura das agulhas e participei de alguns eventos que foram cruciais para a minha profissionalização”. Tatuadora há 2 anos, Ffneline, floral, blackwork, mini realismo e neo-tradicional são os estilos que mais gosta de tatuar.

Artes criadas por Vinícius Shim, de São Paulo.

Vinícius Shim
Cidade: São Paulo
Instagram: @ovn.ttt
WhatsApp: (11) 97466-2468

Vinícius tem 33 anos e como é Designer, acredita que o lado criativo existe dentro dele desde que se conhece por gente. Ser tatuador nunca tinha sido uma opção, apesar de amar tatuagem assim que fez a sua primeira.
“Há 2 anos, voltei à praticar o desenho e dividindo o tempo com meus projetos de Designer. Nessa época, eu morava com o Rafael Macieira e tudo o que se falava em casa era sobre técnicas para tatuar, artistas, inspirações, etc.
Um belo dia, percebi que eu tava desenhando e pensando em meus desenhos como tatuagens e resolvi aprender. O Rafael foi minha primeira cobaia, poucos dias depois da minha tentativa eu segui tatuando e nunca mais quis largar a máquina”. Tatuador há 2 anos e tendo como estilo predileto o blackWork, acredita que sua formação é uma ebulição artística e artistas como o próprio Rafael Macieira, Parvicx, Matteo Nangeroni, Sanne Vaghi, entre outros são suas maiores inspirações.

Artes criadas por Pandonauta, de São Paulo.

Thay Aoyama (Pandonauta)
Cidade: São Paulo
Instagram: @pandonautatattoo
Contato: pandonautatattoo@icloud.com

Pandonauta tem 24 anos e sempre gostou de trabalhar com arte, natural do Rio Grande do Sul, morando atualmente em São Paulo, a artista se tornou artista plástica e tatuadora. “Comecei essa jornada por pressão dos amigos, desacreditando que eu conseguiria me estabelecer no ramo, mas hoje vivo de arte e tento evoluir cada dia mais como profissional e como ser humano. O mundo da tatuagem já me trouxe algumas premiações, muitas experiências e, o melhor de tudo, muitas pessoas incríveis em minha vida”. Tatuadora há 5 anos, seus estilos favoritos são o colorido explorando dentro do Art Fusion/rte livre. A artista busca por evolução e além de ser muito grata por tudo o que conquistou, é extremamente realizada nessa profissão.

Artes criadas por Alvaro Escobar, de São Paulo.

Alvaro Escobar
Cidade: São Paulo
Instagram: alvaroescobart
Contato: (11) 95871-0460

Alvaro Escobar é um artista que produz tatuagens em temas Geeks, mas também produz artes nos estilos Blackwork e Fineline. Além disso, o trabalho do artista possui sua marca registrada com uso de traços em Sketch e cores aquarelas quando necessário.

Artes criadas por Felippo Gonçalves, de São Paulo.

Felippo Gonçalves
Cidade: São Paulo
Instagram: @felippoart_ink
WhatsApp: (11) 94224-2462

Felippo tem 25 anos e já nasceu com certa afinidade para a Arte em geral. “Comecei a desenhar entre 6 e 7 anos, gravando desenhos em VHS, e reproduzindo no papel. Trabalhei em sítio, parque aquático, lancheria, telemarketing e me formei em Tecnologia da Informação. Cheguei a fazer estágio nesta área, e mesmo sendo promovido depois de um tempo, a tatuagem me fez largar tudo para me dedicar ao que eu realmente amo”. Tatuador há 3 anos, seus estilos favoritos são Blackwork e Neo-Tradicional, e curte muito os temas florais.

Artes criadas por Alê Rosa, de São Paulo.

Alê Rosa
Cidade: São Paulo
Instagram: @alerosatattoo
Contato: alerosa@alerosa.com.br

Alê Rosa tem 37 anos e desde pequena queria fazer algo relacionado à arte. “No passado pensei em ser tatuadora, porém pedi ajuda para as pessoas erradas. Depois, estudei várias outras profissões e quando cursava fisioterapia, fazia desenhos de anatomia na sala de aula e foi onde tive o incentivo de amigos para resolver fazer desenho em corpos de outra maneira. Tatuadora há 4 anos e especialista em fineline também gosta dos estilos Realismo e pode afirmar que se encontrou nesta profissão e é apaixonada por todo trabalho que realiza.

Artes criadas por Pâm Branco, de São Paulo.

Pâm Branco
Cidade: São Paulo
Instagram @pambranco.tattoo
WhatsApp: (11) 97630–4849

Pâm tem 28 anos e desde criança sempre achou lindo desenhos na pele, vivia querendo colocar tattoos de chicletes no corpo mas sua mãe não deixava. “Mais tarde com cerca de 10 anos meu irmão mais velho, que na época tinha 14, começou a tatuar com uma máquina caseira e apesar de ele ter falecido, eu ainda carreguei a vontade que tinha de ter uma tattoo. Então aos 17 anos iniciei no mundo da tattoo e por surpresa quem mais me apoiou foi minha mãe”. Tatuadora há 11 anos, depois de tatuar todos os estilos se apaixonou pela tatuagem em Aquarela. A artista busca se especializar cada vez mais e imprimir sua identidade artística em seu trabalho.

Artes criadas por Angélica Spadari, de São Paulo.

Angélica Spadari
Cidade: São Paulo
Instagram: @aspadari
Contato: spadari.angelica@gmail.com

Angélica tem 27 anos e sempre desenhou, aos 7 anos fez seu primeiro curso de desenho e já dizia que iria ser artista. “Eu comecei a trabalhar com 16 anos e acabei me afastando do desenho, fiz uma faculdade de Publicidade, mas não me identificava. Pedi demissão e fui trabalhar com ilustração digital, mas ainda não me identificava e queria algo mais orgânico, mais papel e lápis à mão. Então, eu conheci uma pessoa e fui começando a pintar, fazer desenhos mais com cara de tattoo e não parei mais”. Tatuadora há 5 anos, seus estilos favoritos permeiam entre Tradicional Americano e Neo-Tradicional. “Minhas referências são pinturas renascentistas, barrocas, gosto muito de flores e da natureza, animais, culturas místicas e fantasiosas”.

Artes criadas por Ana Maran, de São Paulo.

Ana Laura Maran
Cidade: São Paulo
Instagram: @analauradm
WhatsApp: (11) 94372-9519

Ana Laura tem 28 anos e conta que arte era algo inevitável em sua vida: filha de artista plástica não poderia ser diferente o destino. “Me formei em Design Gráfico e após anos trabalhando na área, decidi começar do zero novamente e me dedicar 100% ao mundo da tatuagem. Um grande amigo e inspiração, Léo Trad, me ofereceu a oportunidade de entrar em seu estúdio e assim dar início à realização deste grande sonho. Com muito aprendizado e esforço, hoje não me vejo fazendo outra coisa”. Tatuadora há 2 anos, as tatuagens delicadas, escritas, realismo, blackwork e preto e cinza estão entre seus estilos favoritos. “Me tornar tatuadora foi como se encontrar de corpo e alma”.

Artes criadas por Blu, de São Paulo.

Lidia Hiromi (Blu)
Cidade: São Paulo
Instagram: @blu.tattoo
WhatsApp: (11) 99194-9097

Blu tem 21 anos e desde pequena sempre esteve inserida no mundo da arte.
“Iniciei no mundo da tattoo por sugestão de amigos pois fazia faculdade de Design, na USP, quando comecei a trabalhar com tatuagem. Larguei a faculdade e me empenhei nessa nova área que era o meu sonho, incentivada pelos meus pais e amigos foi a melhor decisão que tomei na minha vida!”. Tatuadora há 4 anos, traços finos e delicados, florais, realismos em miniaturas se tornaram seus estilos prediletos. “Estou sempre buscando melhorar e me desenvolver e me inspiro em vários artistas ao redor do mundo, com destaque às tatuadoras mulheres que estão arrasando nesse mundo da tatuagem”.

Artes criadas por Caslu, de São Paulo.

Lucas Willians (Caslu)
Cidade: São Paulo
Instagram: @caslutattoo
WhatsApp: (11)95827-6369

Caslu tem 24 anos e por influência de sua família sempre desenhou, incluindo no período de infância. “Aos meus 18 anos fui em busca do que eu gostava de fazer, a tatuagem foi uma das opções pois já adorava desenhos e arte em si. Trabalhando como porteiro, juntei dinheiro para comprar meus materiais de tattoo e voltei a desenhar. Com a ajuda de um amigo chamado Paulinho Coimbra, passei a estudar e, após um ano, tatuando amigos em um estúdio profissional me tornei tatuador”. Fazem 5 anos que exerce a profissão e tem como estilo favorito o blackWork, além disso, está se especializando nesse estilo. “Minha meta é ter meu trabalho reconhecido no Brasil e fora e permanecer para o resto da vida eternizando histórias e momentos na pele”.

Artes criadas por Rafike, de São Paulo.

Rafike
Cidade: São Paulo
Instagram: @rafikeart
Contato: rafikeart@outlook.com

Rafike tem 24 anos e cresceu no mundo da tatuagem: sua grande paixão sempre foi desenhar. “Aos 6 anos adorava fazer desenhos com canetinhas no meu próprio corpo e a partir daí, não parei mais de desenhar. Aos 11 anos, fiz minha primeira tatuagem e agora já faz mais de 13 anos que minha vida é focada em tatuar, desenhar e pintar. Busco experienciar o movimento nas minhas obras, dando dinâmica e riqueza aos detalhes, me inspirando no que é natural e orgânico”. Tatuador há 13 anos, seus estilos prediletos permeiam entre Blackwork e Colorido e tem o objetivo de apresentar seu trabalho de forma performática, através de Live Painting, além da tatuagem.

Artes criadas por Marco Medeiros, de São Paulo.

Marco Medeiros
Cidade: São Paulo
Instagram: @artepormarco
Contato: Via direct @artepormarco

Marco tem 31 anos e começou a tatuar fazem 5 anos. “Sou ex publicitário e vi na tattoo uma oportunidade de me expressar artisticamente e viver disso.
Não tenho um estilo específico, cheguei a uma técnica autoral à partir do estudo de pintura e design, e meu objetivo é criar sempre um trabalho exclusivo para cada pessoa”.

Artes criadas por Leandro Brasil, de São Paulo.

Leandro Brasil
Cidade: São Paulo
Instagram: @leandrobrasil
WhatsApp: (11) 93213-6425

Leandro tem 29 anos e já se imaginava como artista desde pequeno. “Em 2004, iniciei estudos sobre a cultura da polinésia, e me apaixonei por todas as grafias, composição, aplicação e história das tribos dessa região. No meio de 2017, decidi estudar mais a fundo os tribais brasileiros já que amo meu país e temos uma cultura muito rica”. Tatuador há 9 anos, seu estilo favorito é o Tribal e atualmente desenvolve trabalhos com influências na cultura Marajoara, Samoana, Marquesan, Indígena Brasileira, além de outras artes com referências étnicas do mundo todo.

Artes criadas por Feliphe Veiga, de São Paulo.

Feliphe Veiga
Cidade: São Paulo
Instagram: @felipheveiga
WhatsApp: (11) 94707–2140

Feliphe tem 28 anos e é um artista prodígio. “Comecei a tatuar com 16 anos e meu tio foi meu mestre. Apesar do tempo de aprendiz, me considero artista tatuador há pelo menos 5 anos quando entendi que tatuagem é muito mais que tinta na pele e, sim, a expressão mais sincera que alguém pode fazer como indivíduo." Tatuador há 12 anos, seu estilo predileto é o autoral Sketch, através de seus trabalhos busca trazer para a pele aquele sentimento que cada cliente tem na hora de escolher seu projeto.

Artes criadas por Gau Luz, de São Paulo.

Gau Luz
Cidade: São Paulo
Instagram: @gauluz
Contato: gauluztattoo@gmail.com

Gau tem 29 anos e a arte, que tanto fez parte de sua infância, demonstrava que iria fazer, por muito tempo, parte de sua vida. “Sempre me interessei pelo campo das artes, sou Designer e me inspira transferir uma imagem no corpo de alguém, podendo assim participar na construção de identidade do indivíduo”. É tatuadora fazem 5 anos e tem o Sketch como estilo favorito.

Artes criadas por Camilo Tuero, de São Paulo.

Camilo Tuero
Cidade: São Paulo
Instagram: @camilotuero,.tattoo
WhatsApp: (11) 94175–0424

Camilo é um artista prestigiado e premiado por seu estilo ultra realista em diversas convenções ao redor da América Latina, iniciou sua carreira artística como tatuador aos 16 anos, em Lima — Peru. No ano 2002, mudou-se para a Argentina, adquirindo então experiência e evolução, atuando nos melhores estúdios de tatuagem de Buenos Aires, onde viveu por dez anos. “Vim para o Brasil em 2008 para ministrar workshops de realismo colorido e Preto e Cinza em diversos estados e cidades do país, empenhando-se em partilhar meus conhecimentos com outros artistas”. Seu estilo favorito é o Preto e cinza, ele reside no Brasil e continua apresentando seu trabalho.

Artes criadas por Thiago Angelini, de São Paulo.

Thiago Angelini
Cidade: São Paulo
Instagram: @tm_angelini
WhatsApp: (11) 99253–0333

Thiago tem 26 anos e faz parte da equipe Shimada Tattoo desde 2016. Trabalha mais com os estilos Neo tradicional e Oriental com forte referência nos animes e games. “Os personagens que tatuo sempre tento colocar o máximo de sua expressão, fazendo o mais característico possível, dando uma vida na tattoo, a maioria são personagens que também fizeram e fazem parte da minha vida, é sempre muito bom tatuar eles”. Tatuador há 8 anos e com trabalhos bem detalhados utilizando todos os tipos de traços, tem como Oriental e Geek como estilos prediletos.

Artes criadas por Nana Lopes, de São Paulo.

Nana Lopes
Cidade: São Paulo
Instagram: @nanamoon.ink
Contato: nanalopes.art@gmail.com

Nana tem 29 anos e é formada em Design Gráfico. “Há 3 anos atrás, resolvi mudar de profissão e seguir o que eu amava fazer, recebi ajuda de alguns artistas que admiro muito e entrei como aprendiz em um estúdio. Agora atendo no Black Pride, em São Paulo, e acredito que cada tatuagem é um conto pessoal que será impresso na pele do cliente”. A Tatuadora tem como estilos prediletos o Fineline, Colorido, Aquarela e Sketch.

Artes criadas por Penelope, de São Paulo.

Penelope
Cidade: São Paulo
Instagram: @penelope_fer
Contato: penelopetattoo@outlook.com

Penelope tem 26 anos e desde pequena sua vida esta cercada por arte. “Sempre tive afinidade com o meio artístico e sonhava em pintar. Atualmente, me realizo colorindo as pessoas que são minhas melhores telas, fazendo transbordar seus amores e cores. Iniciei esta caminhada há pouco mais de 6 anos e sigo aprendendo sobre a vida com cada um que troco energia, sempre buscando desenvolver algo especial para cada pessoa”. A tatuadora afirma que as cores são sua maior paixão e, por isso, explora bastante em seus trabalhos o efeito Aquarela e futuramente o fluxo da abstração.

Artes criadas por Rico Fogaça, de São Paulo.

Rico Fogaça
Cidade: Sorocaba / São Paulo
Instagram: @ricofogaca
Whatsapp: (15) 99742-3952

Rico tem 32 anos e sempre gostou de desenhar, não demorou muito para ingressar no mundo da tatuagem como ele mesmo nos disse: “Comecei muito cedo na tatuagem, com apenas 15 anos tive a primeira experiência de tatuar alguém e depois desse dia não quis mais parar. Passei por diversos estúdios sempre na região de São Paulo e após 12 anos decidi montar meu próprio estúdio em Sorocaba, o Time Flies Tatuagens. Meu estúdio se tornou referência na cidade e região, e agora me dedico mais ao estilo realista e a trabalhos grandes”. Tatuador há 17 anos, sua maior inspiração vem das pinturas realistas que são seu foco para estudos. Artistas como o mestre Paulo Frade, e também Nikko Hurtado, Valentina Riabova e Levgen Knysh que tem suas criações com base em pinturas são sua inspiração.

Uau, você leu tudo! ❤
Compartilha o nosso texto, vai!

Quer mais inspirações de tattoo? Acesse nosso board só de Tatuadores Brasileiros Contemporâneos no Pinterest.

Ainda não achou o artista ideal? Você pode encontrar os melhores artistas perto de você, acesse o nosso site:

Encontre o tatuador e a inspiração perfeita para fazer sua tattoo.

E nossos perfis no Instagram são atualizados de 3 em 3 horas:
Tattoo2us e Tattoo2me


24 Tatuadores na cidade de São Paulo was originally published in Tattoo2me Magazine on Medium, where people are continuing the conversation by highlighting and responding to this story.





Fonte do Artigo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui