7 dicas para se tornar um artista de sucesso no Instagram

O Instagram não serve apenas para te deixar depressivo vendo fotos de pessoas na praia, enquanto você está preso no escritório. A rede social é também uma ferramenta de trabalho incrível, que tem força para divulgar novos artistas e espaço para cativar um público fiel.

Mas vamos cair na real: é difícil fazer o Instagram bombar, né? Por isso, nós reunimos sete dicas para criar você criar um perfil profissional de sucesso e atrair novos fãs.

Separe os perfis…

Vamos começar com a dica de ouro da especialista em plataformas digitais Vanessa Mello: separe seu perfil pessoal do perfil do seu trabalho.

Como ela bem resumiu, “alguém pode começar a te seguir por admirar o seu trabalho, mas isso não significa que a pessoa está interessada em ver suas fotos de família”.

e, de preferência, crie um perfil business

Se você ainda não transformou seu perfil de trabalho em um Instagram para Negócios, então agora é o momento certo 😜. Há várias vantagens em criar uma conta business, como:

  • Ter acesso ao Instagram Insights: uma ferramenta que disponibiliza métricas de social media, como números de impressões, alcance, visualizações de perfil, cliques no site, engajamento das publicações e ganho de seguidores
  • Poder programar suas publicações, com plataformas como Later ou Postgrain
  • Criar uma loja dentro do Instagram
  • Colocar links nos stories (o famoso arrasta para cima) depois de atingir 10 mil seguidores
  • Ter mais informações sobre quem te segue: como gênero, idade e até mesmo o horário que eles costumam entrar na rede social
7 dicas para se tornar um artista de sucesso no Instagram
Georgia de Lotz / Unsplash

Abuse das hashtags

Usar a hashtag certa, na hora certa, pode fazer a diferença. Você também pode ousar na criatividade e criar a sua própria # – assim, toda vez que alguém usar sua hashtag, novos usuários vão conhecer seu trabalho e seus produtos.

via GIPHY

Seja ativo

Todos os dias, nós somos bombardeados de conteúdos nas redes sociais. Postar com uma boa frequência e manter a interação lá no alto (falamos melhor sobre isso no próximo tópico), é essencial para manter seus admiradores interessados e alcançar novos seguidores.

Vire o rei, ou a rainha, da interação

O Instagram para Negócios é ótimo para aproximar artistas e admiradores/clientes, pois permite que dono do perfil interaja com seguidores on the go. Ou seja, você pode se conectar com as pessoas enquanto está a caminho do trabalho, esperando para ser atendido no médico ou até na fila do mercado. Resposta os directs, reaja aos comentários e dedique tempo para criar legendas que sejam relevantes para o seu público.

Para aumentar o engajamento por meio dos stories, lembre-se que você pode usar o sticker de perguntas, criar enquetes, mencionar outros perfis e mais.

Vamos falar de conteúdo?

É importante manter seu feed atraente, com imagens de boa qualidade e produções de deixar qualquer um ba-ban-do. Mas hoje em dia usuários do Instagram também estão interessados no behind the scenes.

Como artista, você pode usar o Stories ou o IGTV para compartilhar bastidores do seu trabalho. Vai participar de algum evento? Fale mais sobre ele. Lançou um produto na Colab55? Divulgue. Fez uma arte nova? Compartilhe o processo criativo.

Processo criativo da arte Queen of the Universe, por Jessica Rosas. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

O segredo é manter seus seguidores sempre desejando suas artes 😊.

Show some love

Quem não gosta de se sentir valorizado? Nossa última dica é demonstrar amor pelos seguidores. Use os stories para dar boas-vindas a quem acabou de chegar no perfil e comemore ao bater um determinado número de seguidores.

Outra dica bacana é fazer sorteios: assim, você tem a oportunidade de presentear quem sempre esteve ao seu lado e chamar a atenção de potenciais seguidores.

via GIPHY





DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui