Confira doze temas para quadros vintage e aprenda a usar esse estilo na decoração

Quando se fala de decoração vintage, os quadros não podem ficar de fora. Eles são elementos que fazem toda a diferença em um ambiente. Mas como escolher os melhores quadros vintage para decorar uma parede?

São inúmeras as opções e possibilidades, mas nós da Machine Cult. daremos uma força, indicando algumas dicas especiais para você!

A primeira coisa é ter uma ideia clara sobre os seus gostos e preferências, e também qual o seu objetivo e mensagem que você pretende passar com a decoração. Sabendo disso, fica bem mais fácil na hora de escolher o quadro que mais combina com o seu propósito.

Leia também: Saiba tudo sobre a decoração vintage

Um ponto bastante importante é: você irá usar apenas um quadro ou pretende trabalhar com um conjunto de quadros?

Se sua escolha for um único quadro, o mais indicado é que seja um quadro maior, pois ele será um destaque em sua parede. Nesse caso, um quadro muito pequeno pode parecer perdido e desconexo. Também é importante observar qual o espaço que ele ocupará no ambiente, pois deve estar alinhado com o restante da decoração.

Agora, se prefere trabalhar com um conjunto de quadros – ou composição, como costumamos falar na decoração – é importante se atentar para alguns detalhes:

  • Espaço: qual o espaço disponível e que pretende usar para montar a composição de quadros. Sabendo o espaço, você poderá definir a quantidade de quadros e o tamanho de cada um deles.
  • Tamanhos: se prefere algo mais sistemático, você pode usar poucos quadros, mas com o mesmo tamanho e comprimento, deixando-os simétricos e alinhados. Mas, se prefere diversidade e quantidade, o mais recomendado é trabalhar com quadros de diferentes tamanhos e formatos.
  • Simetria ou assimetria: o mais recomendado para uma boa decoração, de modo geral, é optar pela simetria, ainda que os quadros sejam de diferentes tamanhos. Mas isso não é uma regra. Quando se fala de decoração vintage, é possível trabalhar com a assimetria proposital, principalmente se utilizar quadros com diferentes formatos e em um espaço maior. A assimetria, se bem trabalhada, deixará a decoração muito mais dinâmica e divertida.
  • Tema: você pode escolher um tema específico para os quadros, para que eles “conversem entre si”. A seguir, você confere os temas mais comuns de quadros vintage.
Composição simétrica de quadros vintage
Exemplo de composição simétrica de quadros vintage
composição assimétrica de quadros vintage
Exemplo de composição assimétrica de quadros vintage

 12 temas com quadros vintage

Para dar uma mãozinha na sua decoração, listamos alguns temas com quadros vintage para você se inspirar. Confira:

1. Cinema

Um dos temas vintage que mais faz sucesso é o cinema – a sétima arte. Não é possível deixar essa temática de lado quando se pensa em assuntos vintage.

Ainda hoje, muito se fala de filmes que marcaram épocas: os clássicos do cinema. Estes são os filmes cult, grandes referências para a cultura atual. Além disso, saber sobre o cinema antigo demonstra conhecimento intelectual e artístico.

Na decoração, pode-se utilizar quadros com cenas de filmes clássicos ou mesmo pôsteres destes filmes. Ou, então, quadros com personagens icônicos e artistas inesquecíveis, como Marilyn Monroe e Charlie Chaplin.

Dica de leitura: A Sétima Arte como Força Motora.

Quadro Vintage tema Cinema

2. Fotografia

A fotografia por si só já é um objeto vintage, por ser uma recordação de um momento do passado. As fotografias antigas, especialmente as que são em preto e branco, então, ganham ainda mais força quando se pensa no vintage. Além disso, esse tema, quando usado na decoração, é bastante elegante.

Para quem tem fotos em casa pode usá-las como parte da decoração, como aquelas de ancestrais ou até mesmo da infância. E não são apenas os retratos de pessoas que podem ser utilizados.

Fotos de lugares há tempos atrás, por exemplo, além de ficarem muito bonitas na decoração, têm importância histórica. Mesmo a fotografia antiga de uma pessoa ou local desconhecido pode apresentar um excelente valor artístico.

Caso prefira, também pode utilizar obras clássicas de fotógrafos famosos, como Sebastião Salgado, Ansel Adams e Eliot Porter.

São Paulo há décadas atrás, por Douglas Nasciment
São Paulo há décadas atrás, por Douglas Nascimento

3. Carros

Este é outro tema recorrente quando o assunto é vintage. Muitas pessoas são apaixonadas por automóveis antigos, e chegam até colecionar miniaturas. Para quem gosta de carros, os quadros com esse tema chamarão bastante a atenção.

Os quadros vintage de carros são excelentes objetos de decoração. São diferentes modelos para escolher e ficam ótimos quando usados em composição. Caso goste de automóveis em geral, pode combinar esse tema com o de motos. Também fica fantástico!

4. Volkswagen

Apesar de poder ser utilizado dentro do tema de carros, os modelos da Volkswagen são tão únicos e clássicos que merecem um tópico só para eles. Tanto o fusca quanto a kombi são verdadeiros símbolos do universo vintage.

Há muitas referências a esses carros na cultura atual e até novos modelos de automóveis, que seguindo a linha retrô, se inspiram nesses clássicos automóveis.

O mais famoso dos fuscas é o Herbie, que marcou toda uma geração com o filme Se Meu Fusca Falasse, cujo personagem principal era um fusquinha cheio de personalidade.

frases de fusca
Clique aqui e adquira esse produto em nossa loja!

Leia também: As 20 melhores frases de Fusca.

5. Motos

Além de carros, as motos antigas também fazem grande sucesso entre os admiradores de antiguidades. Além disso, o tema de motos antigas tem muita personalidade e, por isso, os quadros vintage com esse tema estão entre os mais procurados! As motocicletas representam aventura, juventude e, principalmente, liberdade.

As motos se tornaram muito populares depois da Segunda Guerra Mundial, em 1945, quando os jovens soldados passaram a customizar os modelos existentes até então. Em um período pós-guerra, as pessoas buscavam um novo sentido de vida e liberdade. Por isso, as motos e as viagens com elas se tornaram tão populares nessa época.

6. Harley-Davidson

A queridinha das motocicletas é a marca Harley-Davidson, que conquistou muita popularidade e se tornou sinônimo de excelência durante o século XX. Para saber mais sobre sua história, recomendamos a leitura do artigo “Harley-Davidson: a rainha das estradas”.

Assim como a Volkswagen, a Harley-Davidson merece um tópico todo especial. Afinal, são as motocicletas mais famosas do mundo. A marca criou uma cultura própria, com seguidores fiéis.

Possuir quadros vintage de motos Harley-Davidson demonstra, além do amor pela marca, muito bom gosto e sofisticação.

7. Comida

Apesar de não ser tão lembrado quando se pensa na cultura vintage, o tema de comida também pode ser utilizado na decoração, tornando o ambiente bastante divertido com quadros criativos.

Sorvete, batata-frita, algodão-doce… são vários tipos de alimentos que se destacam quando se utiliza comida como tema vintage. Além disso, os famosos cupcakes e food truck, que têm despontado no mercado atual, nada mais são que uma retomada de produtos de tempos passados.

Muitos bares, cafés, lanchonetes e restaurantes utilizam quadros vintage. Se a decoração toda seguir essa linha, então, o estabelecimento não pode deixar de ter esses elementos pendurados em suas paredes. Os clientes adoram esse tipo de decoração!

8. Bebidas

Se tem comida, por que não bebidas? Elas também podem ser usadas como tema de decoração vintage. Café e coca-cola são bastante populares e fazem sucesso há muito tempo. A marca de refrigerante, por exemplo, tem muitas propagandas antigas que ainda permanecem na memória popular.

Outra bebida que sempre está presente é a cerveja! Para os apreciadores da bebida, há diversos quadros vintage que darão um gostinho todo especial na decoração.

Clique aqui e adquira esse produto em nossa loja!

9. Moda e vestuário

Algo que sempre está presente em nossa cultura e que costuma passar despercebido é a moda. Mesmo que não seja intencionalmente, costumamos seguir as tendências…

É só olhar para a forma de se vestir de alguns anos atrás e perceberemos como existem semelhanças no estilo das pessoas – e que mesmo que seja há pouco tempo, encontraremos peças que nos parecem até estranhas se usadas hoje. Pelo estilo de roupa, é até possível identificar de qual época se trata.

Por esse motivo, o tema também se destaca no universo vintage. Inclusive, há muitos admiradores de moda que buscam roupas em brechós e compõem um estilo próprio e cult com peças antigas. Sem falar na moda retrô, que não para de criar novas coleções inspiradas no passado. Quadros vintage com essa temática podem ser bem interessantes.

10. Cultura

Apesar de já termos falado sobre cinema e moda, há muitos outros itens que compõem a cultura e que podem ser temas de quadros vintage.

Música – e seus mais variados estilos, além de bandas e músicos – é um grande exemplo cultural que pode facilmente ser utilizado na decoração vintage. Artistas como Elvis, John Lennon, Carmen Miranda e Elis Regina, entre muitos outros, são grandes ícones da música que podem ser homenageados.

Além de música, há esportes, quadrinhos, literatura, novelas, artes, games…

11. Publicidade e marcas

Quem nunca gastou um tempo no YouTube assistindo a comerciais antigos não sabe o que está perdendo. Chega a ser bastante divertido ver as publicidades de antigamente e relembrá-las.

Há marcas e publicidades que marcaram as décadas do passado. Algumas delas nem existem mais, mas se tornaram inesquecíveis. Outras, se reinventaram e continuam fazendo história, mas suas propagandas antigas continuam sendo lembradas e admiradas.

12. Miscelânia

Caso opte por não ter um tema bem definido, não há problema algum, pois pode trabalhar com generalidades em sua decoração. Há diversos quadros vintage de miscelânia, de acordo com seu gosto e preferência.

Você pode usar quadros com frases ou sobre objetos, por exemplo, ou misturar diversos temas. É o famoso “tudo junto e misturado”, que também faz bastante sucesso devido à sua diversidade.

Visite nossa loja!

Se você gostou da ideia de ter quadros vintage na sua decoração, convido você a visitar a loja da Machine Cult. e conferir os nossos produtos! Temos diversas opções de quadros e outros objetos de decoração.

Confira nossa seção de quadros vintage!

Machine Cult loja especializada em decoração vintage e retrô

O post Como decorar uma parede com quadros vintage apareceu primeiro em Blog Machine Cult.



Fonte do Artigo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui