Como desenvolver o lado artístico e deixar a imaginação fluir

Você certamente já viu uma cena com esta: chegou a noite de Natal, a família está toda reunida e uma criança parece mais empolgada com a caixa do presente, do que com o presente em si. Isso acontece porque a caixa pode ganhar diversas funções e ser transformada em várias brincadeiras diferentes. Para isso, só é preciso ter criatividade.

Conforme crescemos, nós vamos perdendo essa capacidade incrível de imaginação. Mas a boa notícia é que a criatividade é mais questão de treino do que dom. Então, o que você me diz? Vamos desenvolver o lado artístico?

Exercite um novo olhar

Tudo pode virar inspiração e ser usado para a criação de arte. O segredo é ter um novo olhar sobre o que está à sua volta. Para enxergar o mundo com outros olhos, tente quebrar a rotina repetitiva, mudando pequenos elementos no dia a dia. Você pode criar um cardápio diferente para a semana, tirar a hora do almoço para ler um livro, pegar um pequeno desvio no caminho para casa. A inspiração pode estar no outro lado da esquina — literalmente.

Referência é tudo!

Para criar arte, é fundamental consumir arte. Ao observarmos um trabalho artístico, expandimos conhecimento e ampliamos repertório. Tenha atenção a manifestações culturais, assista a peças de teatro, visite museus, leia livros, acompanhe artistas nas redes sociais…

Na Colab55, é possível favoritar designers e ilustradores que te inspiram. Assim, você fica mais perto dos lançamentos deles e, de quebra, fortalece a comunidade criativa.

Como desenvolver o lado artístico e deixar a imaginação fluir

Sem medo de errar

Não há forma errada de criar, por isso, permita-se experimentar. Uma boa dica para acabar com o bloqueio criativo é manter a mente livre e brincar com materiais e técnicas diferentes. Esse é o segredo da Betina Koche, do studio @beckoche, quando falta inspiração.

“Uma coisa que eu faço é apenas brincar com meus materiais, principalmente aquarela, ao invés de me preocupar em criar uma arte final. Assim a frustração da folha em branco também passa e eu relaxo apenas explorando meus materiais”.

Como desenvolver o lado artístico e deixar a imaginação fluir
arte Menina no Lado, por @beckoche

Criatividade requer treinamento

Quem trabalha com criatividade sabe que nem todos os dias bate AQUELA inspiração. Com deadlines apertados e pressões dos clientes, não podemos nos dar o luxo de só produzir quando nos sentimos criativos. Mas isso tem solução, pois a criatividade também requer treinamento e persistência é fundamental.

O resultado do treino pode não ser dos melhores, mas o que importa é o processo criativo no caminho. O foco é treinar, treinar, treinar.

O teste dos 30 círculos

Você pode exercitar a criatividade com tarefas simples, como o thirty circles test. O exercício de Bob McKin, apresentado por Tim Brown num TED, funciona como um “aquecimento” para despertar a imaginação.

A técnica consiste em desenhar 30 círculos em um pedaço de papel em branco. Em seguida, ligar o cronômetro e tentar criar 30 ilustrações diferentes em um minuto. O teste é ótimo para estimular a criatividade diariamente.

Como desenvolver o lado artístico e deixar a imaginação fluir

Mente livre

O tempo livre pode parecer contraprodutivo, mas a ciência diz que divagar pode aumentar a capacidade criativa. Tente encontrar um bom balanço entre o “foco intenso” e o ócio.

Uma boa dica aqui é meditar. As vantagens da introspecção são inúmeras: dá um tempo para a mente, estimula a auto-consciência, desenvolve os sentidos e traz relaxamento físico (o que faz tudo fluir mais naturalmente). Olha que beleza!

Gostou do tema? Então saiba o que os artistas do hub fazem para acabar com o bloqueio criativo.

Arte da capa: Collage – Arte Colagem Mente Aberta, por @manumeurer





DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui