Elas voltaram com tudo! Confira ideias inspiradoras de decoração vintage para barbearias estilosas

Frequentar uma barbearia não significa mais, nos dias de hoje, apenas fazer a barba e o cabelo. Confira, neste artigo, o por que a decoração vintage para barbearias é uma tendência de mercado e dicas para usá-la no seu negócio.

O homem moderno, além de se preocupar com sua imagem e aparência, prefere frequentar estabelecimentos que correspondam à sua personalidade e ofereçam uma experiência de consumo positiva.

Por si só, uma barbearia já é considerada um ambiente vintage, pois sua história e significado remetem automaticamente ao passado. A decoração vintage para barbearia é algo alinhado e coerente com essa característica e só tem a acrescentar para o estabelecimento, tornando-o muito mais atrativo para seus clientes.

Veja também: Saiba tudo sobre decoração vintage!

A história da barbearia

Na história da humanidade, a barba e o bigode sempre foram considerados um símbolo masculino. Em algumas culturas, por exemplo, são vistos como sagrados.

Assim sendo, a história do barbeiro é bem antiga, mas as barbearias como centros de beleza masculina – como conhecemos hoje – surgiram entre os séculos 19 e 20 e foram um grande fenômeno mundial. Por volta da década de 1950, as barbearias estavam em todos os lugares e “faziam a cabeça” dos homens.

Frequentar uma barbearia correspondia ao poder e influência social e, por isso, algumas barbearias famosas só aceitavam atender homens convidados. Eram verdadeiros ambientes de encontro entre homens poderosos, que, além de cuidar de sua aparência, discutiam assuntos como política, negócios e outros temas relacionados ao universo masculino.

Na década de 1990, com a evolução da cultura de massa, as barbearias se desenvolveram exponencialmente e adotaram características dos salões femininos. Inclusive, muitos barbeiros, nessa época, se tornaram unissex, atendendo tanto a homens quanto a mulheres.

A história da barbearia

A barbearia hoje em dia

Com a quebra do paradigma e do preconceito de que o cuidado com a beleza era oposto à masculinidade, as barbearias voltaram com tudo! E o mercado de beleza masculina tende a crescer muito mais!

O homem moderno, independente de sua sexualidade, se preocupa cada vez mais com sua aparência e gosta de se cuidar. Assim, está sempre em busca de novos serviços e tratamentos estéticos.

Muitas barbearias, hoje, oferecem muito mais que um corte de cabelo estiloso e uma barba bem feita. Retomaram a aura de décadas passadas e, através do empreendedorismo criativo, conquistaram o público masculino. Algumas possuem até bares e outros serviços em seu interior.

“Hoje, os espaços oferecem o charme dos anos 1950 com um toque de modernidade. Revivem a cultura masculina de se encontrar com os amigos para fazer a barba, fumar um charuto, beber uma cerveja, jogar uma sinuca e conversar, além é claro de receber um atendimento diferenciado e personalizado”, explica Feres Baladi, cofundador da AVEC, uma empresa de tecnologia e gestão para barbearias e salões de beleza (fonte: Revista Mensch).

A barbearia hoje em dia

Como elaborar uma decoração vintage para barbearia

Confira algumas dicas preciosas para transformar a sua barbearia e deixá-la muito mais estilosa. Pode ter certeza de que os seus clientes irão adorar a decoração vintage!

  • Fachada: é a primeira coisa a se pensar quando se fala em decoração vintage para barbearias, e melhor ainda se o estabelecimento for em um prédio antigo. Invista na fachada de seu negócio, de modo que convença o público a visitá-lo. Uma dica é utilizar uma linguagem minimalista e discreta, mas que ao mesmo tempo desperte a curiosidade das pessoas, remetendo ao mistério sobre o que os homens conversam lá dentro, como era nas décadas passadas.
  • Paredes: tijolos à vista têm um ar rústico todo especial de local antigo, além de deixar sua barbearia cheia de personalidade. Você pode optar, por exemplo, em deixar apenas uma parede principal com tijolos à vista, como aquela em que serão fixados os espelhos. Para as demais paredes – ou caso prefira não usar tijolos à vista – prefira as cores pastéis e neutros, como as tonalidades de terra. Bege claro, grafite ou marrom avermelhado são boas opções. A escolha da cor das paredes dependerá da cor da sua mobília, de modo que o ambiente fique equilibrado.
  • Mobília: os principais móveis de uma barbearia são as cadeiras de barbeiro e os espelhos. E seria ótimo se esses objetos fossem vintage, encontrados, muitas vezes, em lojas de móveis usados. Caso não haja essa possibilidade, você pode investir em outros móveis antigos, que serão secundários. Sofás e poltronas para os clientes que estão aguardando sua vez, por exemplo, são facilmente encontrados em lojas de antiguidades. Uma cômoda antiga pode ser colocada em um local estratégico e ainda ser utilizada para guardar objetos usados na barbearia, como toalhas, equipamentos e produtos.
  • Iluminação: alguns estabelecimentos vintage têm adotado uma iluminação mais fraca e intimista, investindo em abajures antigos. Como uma boa iluminação é essencial para o trabalho do barbeiro, uma opção que une os dois extremos é utilizar luminárias penduradas no teto, focadas no assento do cliente.
  • Quadros: você pode completar a decoração de sua barbearia através de uma composição de quadros com temática vintage. Os temas são diversos e você pode escolher aqueles que mais tem a ver com a personalidade de seu estabelecimento. São vários tamanhos, formatos e estilos para você escolher. Sobre isso, leia mais no artigo “Construindo uma parede com quadros vintage”.

Exemplos de decoração vintage para barbearias

Veja, a seguir, exemplos nacionais e internacionais de barbearias que utilizaram a decoração vintage para atrair mais clientes.

5 barbearias nacionais com estilo vintage

Inspirada nas décadas de 1940 e 1950, a Barbearia 9 de Julho, da cidade de São Paulo, possui um estilo rockstar. Como parte da decoração, conta com diversos quadros e pôsteres relacionados com o tema espalhados pelas paredes.

Foto: reprodução – manualdohomemmoderno.com.br

Com três unidades na cidade do Rio de Janeiro, A Barber House, além da excelência em corte de barba e cabelo, oferece serviços de tatuagem e conta com um bar. A proposta é resgatar a função antiga das barbearias de ser um ponto de reunião entre seus frequentadores.

Foto: divulgação – barberhouse.com.br

Também na capital paulista, a barbearia da marca de roupas Cavalera apostou em um visual que remeta à moda. Além de cabideiros com camisetas da marca penduradas, os espelhos compõem um armário vintage. Os assentos também são antigos, combinando com o resto da mobília.

Foto: reprodução – bol.uol.com.br

A Barbearia Grilo Gringo, localizada em Curitiba / PR, lembra muito uma velha garagem, onde as bandas de rock costumavam ensaiar. Para compor esse estilo, a barbearia investiu em peças antigas de automóveis e placa, mas conta também com espelhos vintage e mobília antiga.

Foto: reprodução – barbafeita.com.br

Em Fortaleza / CE, a BraverOn Barbearia oferece, também, o serviço de café a seus clientes. Como forma de decoração vintage, o estabelecimento optou pela parede com tijolos a vista, espelhos com molduras antigas e miniaturas como objetos decorativos em suas estantes.

Foto: reprodução – facebook.com/braveronbarbearia

Saiba mais: Miniaturas vintage garantem personalidade e criatividade na decoração

5 barbearias vintage ao redor do mundo

A Barbearia Infante, localizada em Lisboa / Portugal, apostou no equilíbrio perfeito e harmonioso dos tons terrosos com o branco. Além das poltronas de barbeiro antigas, conta com diversos quadros vintage.

Foto: João Pestana – joaopestana.blogs.sapo.pt

Em Paris / França, uma das cidades mais vintage do mundo, a Alain Maître Barbier é considerada uma das barbearias mais clássicas do planeta. Com móveis vintage, o estabelecimento ainda conta com jogo de pratos clássicos e objetos antigos como parte da decoração, além dos numerosos quadros.

Foto: reprodução – gq.globo.com

Em outra cidade clássica, Londres, na Inglaterra, também conta com muitos estabelecimentos vintage. A Barbearia Dolce & Gabbana também investiu na mobília vintage e na harmonia da madeira com as cores verde e branco.

Foto: reprodução – trendsontherocks.blogspot.com

Fundada por um brasileiro na cidade de Minokamo, no Japão, a Matadouro Barbershop faz sucesso no país com a criatividade brasileira. A barbearia apostou nos quadros e miniaturas, além da mobília antiga. O equilíbrio das cores também dá um charme especial ao estabelecimento.

Foto: reprodução – ipc.digital

Em uma mistura de barbearia, museu e café, a La Época é uma tradicional barbearia de Buenos Aires, na Argentina. Com diversos quadros e objetos como parte da decoração e suas estantes vintage repletas de utensílios, o salão parece um pitoresco antiquário.

Foto: reprodução – http://airesbuenosblog.com

Objetos vintage para barbearias

Na Machine Cult temos diversos objetos de decoração vintage para barbearias. São quadros, placas, miniaturas e outros artigos que transformarão qualquer estabelecimento. Confira algumas sugestões:

Clique para exibir o slide.

O post Decoração vintage para barbearia apareceu primeiro em Blog Machine Cult.



Fonte do Artigo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui