Saiba como inovar com a decoração vintage e confira exemplos nacionais e internacionais

O mercado da alimentação é um dos que mais crescem no Brasil e no mundo. Diante de tanta concorrência, alguns empresários têm investido na valorização de sua marca. Como nesse tipo de comércio o ambiente conta muito para a satisfação do cliente, a decoração vintage se torna uma ótima alternativa para agregar valor e se diferenciar de tantos outros estabelecimentos.

Mesmo que a economia não vá tão bem, esse mercado está sempre aquecido. Afinal, a alimentação é uma necessidade humana. Além disso, muitas pessoas buscam nesse tipo de comércio uma forma de empreender e inovar. Por isso, existem tantos restaurantes, bares, cafés e lanchonetes.

Outra coisa que contribui muito para este mercado é o turismo gastronômico, que têm se desenvolvido no país. Assim, esses estabelecimentos acabam se tornando muito mais que um local de refeições, mas de experiência cultural.

Para muitos clientes, o tipo de ambiente é fundamental para que visitem ou frequentem um restaurante ou, até mesmo, um bar ou café. Desse modo, a decoração e a identidade do estabelecimento se torna essencial.

A decoração vintage combina muito bem com restaurantes, bares, cafés e lanchonetes, pois tornam o ambiente ao mesmo tempo divertido e acolhedor, mexendo com o imaginário dos que o frequentam e oferecendo uma experiência gastronômica.

Saiba mais:

café restaurante estilo vintage

Dicas para transformar a decoração de restaurantes, lanchonetes, bares e cafés

Para decorar esse tipo de estabelecimento com o estilo vintage e torná-lo muito mais atraente e agradável, há algumas dicas especiais:

  • Mobília: a principal característica da decoração vintage é o uso de mobiliário antigo. Como restaurantes e bares precisam ter muitas mesas e cadeiras para receber seus clientes, talvez não seja possível que esses objetos sejam antigos. Mas outros móveis podem fazer a diferença, como uma cristaleira por exemplo. Há alguns que usam até cômodas e guarda-roupas vintage como parte da decoração, o que torna mais lúdico o ambiente. Tudo depende da criatividade.
  • Objetos: o uso de objetos vintage também faz todo o sentido. Um café, por exemplo, pode usar um antigo moedor de grãos como parte da decoração. Para um restaurante, jogos de pratos serão muito bem-vindos, e podem até ser pendurados na parede. Para bares, uma coleção de garrafas clássicas de décadas passadas ficaria muito bem em prateleiras. Além disso, há quadros, painéis, placas e inúmeros outros objetos que podem ser utilizados.
  • Estrutura: paredes pintadas com tons pastéis são recomendadas para se criar uma aura de antiguidade. Essas tonalidades lembram coisas que perderam a cor com o passar do tempo. Tijolos à mostra e estruturas de madeira também são muito utilizados na decoração vintage.
  • Iluminação: a composição de luzes pode criar um efeito vintage muito bom para o estabelecimento. Uma iluminação mais fraca e direcionada é o recomendado para um ambiente vintage e, além disso, cria um clima mais acolhedor e íntimo.
  • Música: até uma playlist musical pode contribuir com a decoração vintage. Músicas antigas e clássicas, e até mesmo ritmos e estilos – como mpb, blues, jazz – irão gerar um efeito ainda mais especial. O ambiente terá mais descontração, alegria e acolhida. Quem não gosta de uma boa música, não é mesmo
  • Identidade visual: o marketing é a alma do negócio, já diziam alguns especialistas. Por isso, a identidade visual também é importante e pode ajudar na criação de um conceito vintage. O uso de fontes manuscritas dão um toque requintado ao menu usado no estabelecimento, por exemplo.

5 exemplos internacionais com decoração vintage

A pizzaria Marguerita, restaurante italiano, aposta na madeira para criar o conceito de um ambiente vintage.

Foto: Carlos Luján – passenger6a.com.br

Iluminação intimista, paredes com cores foscas e mobília com design antigo caracterizam o restaurante parisiense La Grille Vintage.

Foto: Divulgação/Facebook

O Cafe Paris investiu em paredes cheias de quadros, além de cadeiras antigas que se diferenciam uma das outras.

Foto: Divulgação/Facebook

Em Londres, o restaurante-bar The Bootlegger é todo vintage. Móveis antigos, quadros, paredes com tijolos a vista e até um piano.

Foto: designmynight.com

Há uma famosa hamburgueria escondida em Nova Iorque. O mistério e o secreto tornam o local ainda mais vintage. Na foto, até uma tevê antiga é utilizada.

Foto: asdebaunilha.com.br

5 exemplos com decoração vintage no Brasil

O Magnólia Canela, em Canela, na Serra Gaúcha, se encontra em um casarão antigo completamente restaurado.

Foto: cafeviagem.com

Em Caxias do Sul/RS, a Hamburgueria Moreira é inspirada nos anos dourados, com uma paleta de cores mais colorida e alegre, com muitas referências à Coca-cola.

Foto: Monique Angeli – universoretro.com.br

O bistrô Allez, Allez, localizado na Vila Madalena, em São Paulo, além de estar em um antigo casarão, mantém parte da sua decoração da década de 1920.

Foto: viagemegastronomia.com.br

Com uma decoração aconchegante, luz intimista e cheio de antiguidades, o restaurante Ruella, em São Paulo, faz sucesso entre os casais apaixonados.

Foto: viagemegastronomia.com.br

Apostando na valorização da madeira e em quadros antigos na decoração, o Botequim Imperial é um dos bares mais frequentados de Botafogo, no RJ.

Foto: postozero.com

Objetos vintage para bares, cafés, lanchonetes e restaurantes que encantam os clientes

Na Machine Cult temos muitos objetos para implementar a decoração vintage de bares, lanchonetes, restaurantes e café. São diversos quadros, placas, miniaturas e outros artigos que transformarão qualquer estabelecimento. Confira algumas sugestões:

  • Porta-copos: são itens que fazem toda a diferença em restaurantes, bares, lanchonetes e cafés. E por que não utilizar porta-copos que combinem com a decoração vintage? Os clientes vão adorar! Confira as diferentes opções de porta-copos vintage que temos em nossa loja!

Clique para exibir o slide.


  • Placas: as placas costumam deixar a decoração mais animada e divertida. Podem conter mensagens, produtos, marcas e outras indicações cheias de personalidade. Elas marcarão a identidade do estabelecimento, e não precisam ser necessariamente relacionadas ao tipo de produtos vendidos. Temos diversas opções e temas de placas vintage para você escolher!

Clique para exibir o slide.


  • Quadros: esse tipo de objeto é essencial. Na decoração vintage, o comum é usar composição de quadros, ou seja, uma combinação de diversos quadros, de tamanhos e formatos diferentes. Pode ser definido um tema ou, então, apostar na diversidade. Também podem ser associados às placas e painéis. São diversos quadros vintage que oferecemos em nossa loja.

Clique para exibir o slide.


  • Miniaturas: as miniaturas são opções totalmente divertidas para a decoração. Podem, inclusive, formar uma coleção para ser exposta no estabelecimento. Certamente os clientes se encantarão com esses objetos. Confira todas as nossas miniaturas e divirta-se!

Clique para exibir o slide.

Você tem ou conhece algum outro restaurante, lanchonete, bar ou café que investiu na decoração vintage? Conte aqui pra gente nos comentários!

O post Decoração vintage para bares, cafés, lanchonetes e restaurantes apareceu primeiro em Blog Machine Cult.



Fonte do Artigo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui