Não existe nada mais agradável e feliz do que receber das pessoas o que, durante a vida toda ou boa parte dela, você forneceu a elas. Concorda?

É aquele velho, mas superimportante clichê, que também já virou até produto audiovisual: os pais que passam a vida toda cuidando do filho, educando-o, alimentando-o e assistindo-o no que for preciso e este, quando vira adulto, devolve os mesmos cuidados, garantindo que os pais sejam bem tratados na terceira idade. O nome disso não é só carinho, amor, zelo, mas gratidão.

Você sabia que existe um dia em nosso calendário cultural para comemorar a gratidão? Em caso de resposta negativa, continue a leitura e saiba o essencial a respeito dessa data. Leia o conteúdo que preparamos e compartilhe com os seus amigos e familiares.

Dia da Gratidão: breve história

No mundo, o Dia da Gratidão é comemorado em 21 de setembro, data na qual, no Brasil, é celebrado o Dia da Árvore. Conforme historiadores, o Dia da Gratidão teve origem em 21 de setembro de 1965, duas décadas depois do final da Segunda Guerra Mundial. Os especialistas apontam que uma boa quantidade de pessoas se reuniu no Havaí, em um encontro internacional, para agradecer, demonstrar gratidão por tudo que somos e temos. Desde então, o Dia da Gratidão repercutiu em todo o mundo, inclusive no Brasil.

Em nosso país, o Dia da Gratidão é comemorado em 6 de janeiro, na mesma data em que é celebrado o Dia de Reis, evento no qual os católicos realizam ações de devoção para os Reis Magos.

Curiosamente, o Dia da Gratidão é também comemorado no Dia Mundial da Paz. Na visão de alguns especialistas, os dois eventos estão inter-relacionados, considerando o papel que cada um desenvolve para o bem-estar da sociedade.

O que é gratidão?

Afinal, você sabe o que é gratidão? Ainda que esteja nas entrelinhas deste conteúdo, muitas pessoas podem não compreender claramente o conceito na prática e foi por isso que resolvemos desenvolver este tópico.

De acordo com o AstroCentro, site que se dedica a repercutir conteúdo sobre boas ações e como elas são capazes de mudar a nossa vida para melhor, gratidão é um dos sentimentos mais puros e positivos que uma pessoa pode ter. Para o dicionário Houaiss, é a qualidade de quem sabe agradecer.

Na visão dos colunistas do site, ser grato é uma dádiva daqueles que reconhecem uma ação ou benefício recebido, independentemente do seu valor. Pode ser algo complexo, mas também simples, como apenas um obrigado, como sinal de agradecimento por um favor que lhe foi feito.

Em suma, gratidão é a forma mais generosa, pura e educada de agradecer ou retribuir.

Benefícios da gratidão

Ser grato não é apenas abrir a boca para agradecer por tudo que é feito a você, como atitude de retribuição, é mudar. Deixar de lado, por exemplo, o egocentrismo e colocar em cena o sentimento e a atitude de gratidão. Isso pode trazer diversos benefícios para a sua saúde mental e física. Sabia disso? Abaixo, confira os principais:

– Você passa a enfrentar a vida de uma maneira leve, tranquila;

– É desenvolvido o sentimento de dever cumprido;

– Você se torna uma pessoa mais feliz e, com isso, desenvolve hormônios do prazer, os quais contribuem para o fortalecimento do seu sistema imunológico;

– Você passa a ser visto como uma pessoa humilde e capaz de retribuir a mais simples das atitudes, o que pode melhorar a sua estima, ou seja, a forma como se vê;

– Possibilita o desenvolvimento de relações sociais sólidas, o que pode ampliar a sua lista de amigos;

– Você passa a ver as dificuldades da vida como meros obstáculos os quais estão ali para torná-lo mais maduro.

Como desenvolver a gratidão?

Para alguns, pode se tratar de um tarefa difícil, já para outros, não. A primeira coisa que você precisa saber é que a gratidão anda lado a lado da humildade. O ato de agradecer é por si só um ato de humildade, de reconhecer que muito já foi feito por você e, portanto, é um dever seu ser grato diante disso.

Não estamos nos referindo somente às ações humanas, mas a qualquer coisa que lhe forneça boas energias, emoções positivas e uma sensação incrível de felicidade. Por exemplo, o seu cachorro quando recebe você feliz assim que chega em casa cansado (a), porque teve um dia exaustivo no trabalho, ou quando alguém abre a porta para você em algum local, sendo educado e gentil etc.

Em conclusão, para desenvolver a gratidão, é preciso ser humilde e reconhecer o que as pessoas, os animais, à vida etc. faz por você. É agradecer por ser recebido por um cachorro lindo e cheio de vida em sua casa; por ter uma casa, independentemente de sua estrutura ou porte; por ter um veículo para andar; por ter amigos e parentes que amam você; em suma, ser grato é agradecer ao universo por tudo que lhe foi dado.

Frases de gratidão para exercitar e compartilhar com os seus amigos

Hoje, com as redes sociais digitais, é possível tanto ser um emissor, como receptor da mensagem, o que significa dizer que pode não só exercitar a gratidão, mas também compartilhar frases de reflexão com os seus amigos online, para que dessa maneira, forme uma corrente em torno dessa incrível atitude.

Conheça a seguir, algumas frases que reunimos a partir de pesquisa que fizemos:

“Sonhar, viver, realizar e agradecer por tudo que o universo tem me dado.”

“A gratidão é uma das maiores virtudes do homem.”

“Gratidão não custa nada e tem um valor imenso.”

A gratidão, como vimos, é uma virtude nobre da alma, a qual permite que amadurecemos e tornemos o mundo um lugar melhor para todos. Pratique a gratidão e influencie as pessoas ao seu redor a fazer o mesmo. O universo agradece.

Gratidão por visitar o HUMAN blog!

O post Dia da Gratidão apareceu primeiro em Blog da HUMAN | Moda com conceito.



Fonte do Artigo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui