Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. Essa é a tradução em português para AIDS, doença que atinge aproximadamente 800 mil brasileiros, de acordo com a UNAIDS.

A sigla AIDS vem do inglês Acquired Immunodefiecience Syndrome, e é no dia 1º de dezembro que se comemora o Dia Internacional da Luta Contra a AIDS, doença ainda tão discriminada.

Por que dia 1º de dezembro?

Em uma assembleia realizada em outubro de 1987, a Organização mundial de Saúde (OMS) criou a data em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de alertar, informar e conscientizar sobre esse mal que ainda é a doença que mais mata no mundo.

Além de informar, o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS tem a função primordial de ajudar no combate ao preconceito que os portadores da doença sofrem.

Também conhecida no Brasil como Vírus Humano De Imunodeficiência (HIV), atualmente, o vírus atinge aproximadamente 37,9 milhões de pessoas no mundo , segundo o Programa das Nações Unidas sobre o HIV (Unaids).

Surgimento do HIV no mundo

O vírus HIV surgiu no mundo no século 20, a partir de um vírus chamado SIV, que é encontrado no sistema imunológico do chimpanzé e do macaco-verde africano. Nos animais ele é inofensivo, no entanto, é altamente mutável e, quando entra em contato com o corpo humano, age como um destruidor de células.

O SIV que é encontrado no macaco-verde teria criado o HIV2 que é um tipo menos agressivo do vírus e leva mais tempo para se transformar no vírus da AIDS. Isso acontece de forma contrária com os chimpanzés. O vírus desses primatas deu origem ao HIV1, que é um tipo viral mortal.

Há uma linha histórica que indica que a transmissão para o ser humano aconteceu em tribos da África central, que culturalmente domesticavam tanto os chimpanzés como os macacos-verdes.

Por volta de 1960 e 1970, a chegada de mercenários no continente africano teria espalhado o vírus pelo mundo. Nessa época, estavam instaladas guerras de independência. A doença foi identificada oficialmente só em 1981.

Além dessa linha de raciocínio sobre o início do HIV no mundo, existiram outras teorias, como uma recente, que dizia que contágio humano aconteceu através de uma seringa de poliomelite que estava contaminada com restos de macacos portadores do vírus. No entanto, essa teoria já foi derrubada.

Primeiro caso de HIV

O primeiro óbito aconteceu em Kinshasa, no Congo. A vítima foi um homem e o diagnóstico só foi obtido décadas depois de sua morte, graças a um teste feito em uma amostra de sangue congelada.

Início HIV no Brasil

O primeiro caso da doença no Brasil aconteceu em São Paulo e só foi classificado como AIDS dois anos mais tarde.

Foi confirmado que o primeiro caso no Brasil aconteceu através de transfusão de sangue. Na época, a doença foi chamada de peste gay, em referência aos homossexuais.

Inicialmente, também foi dado o termo de Doença dos 5H – Homossexuais, Hemofílicos, Haitianos, Heroinômanos (usuários de heroína injetável), Hookers (termo em inglês para os profissionais do sexo).

Em 1983 o Brasil registrou o primeiro caso em uma mulher.

EM 1986 foi criado o programa de DST e AIDS pelo Ministério da Saúde, mas só em 1991 deu-se início a distribuição gratuita de antivirais pelo Sistema Único de Saúde.

Como funciona o HIV no organismo?

O vírus HIV age no organismo humano atacando o sistema imunológico. Ele altera o funcionamento e reduz a contagem das células. Isso compromete a capacidade de combater as doenças e faz com que elas se intensifiquem no corpo.

Com o tempo, o vírus se multiplica e as células T CD4+, que são as células do sistema imunológico, diminuem radicalmente. Assim, o organismo fica vulnerável e não tem forças para lutar contra as infecções oportunistas. As mais comuns são as pulmonares, intestinais, cerebrais e oculares.

Como funciona o contágio pelo vírus?

O vírus da AIDS pode ser transmitido através de fluidos corporais, ou seja, contato com sangue infectado. Pode acontecer através de uma relação sexual sem preservativo, transfusões de sangue, compartilhamento de seringas e agulhas e, em caso de gestação, de mãe para filho.

Mitos sobre a transmissão do HIV

Há uma série de mitos em torno da transmissão da doença. Por isso é bom destacar que beijos de língua, abraços ou contatos com a pele da pessoa portadora de HIV não transmite a doença.

Como é viver com a doença?

Essa doença não tem cura, mas pode ser tratada com coquetéis antiaids, quando diagnosticada a tempo, melhorando a qualidade de vida do infectado.

Um relatório lançado pela UNAIDS (Programa das Nações Unidas para a Luta contra a AIDS) aponta que mais da metade de todas as pessoas que convivem com o vírus no mundo (53%), têm acesso ao tratamento do HIV.

Ainda segundo o relatório, as mortes relacionadas à AIDS caíram quase pela metade desde 2005.

O que é a TARV?

TARV significa “Tratamento Antirretroviral”. São medicamentos usados no tratamento de infecções retrovirais e é altamente eficaz para combater do HIV. Antes desse tratamento, a droga utilizada no combate à doença era o AZT, que surgiu em 1987.

O TARV não permite que o vírus se multiplique no organismo do doente. O tratamento tem o objetivo de manter o controle da carga viral. Frequentemente são feitos exames periódicos para a verificação da evolução do vírus. Quanto mais precoce for o diagnóstico, mais efeito o tratamento antiviral tem no portador e menor é a probabilidade de óbito.

Os dados sobre o HIV demonstram que o número de casos da doença acontece principalmente entre os jovens. O Ministério da Saúde aponta que 73% dos casos de HIV ocorrem entre homens. Nos últimos cinco anos, em média 40,9 novos casos da doença foram registrados.

Para a diminuição da doença, é indispensável que todas as formas de facilitar o contágio sejam evitadas. Entre as medidas do governo para evitar a transmissão, está a distribuição de preservativos gratuitamente nas redes públicas de saúde.

Os testes de HIV demoram cerca de 30 minutos para serem realizados e podem ser feitos nas unidades Básicas de Saúde. Vale destacar que qualquer suspeita da doença, mesmo que pequena, deve ser verificada através do teste.

Gostou deste artigo? Então assine nossa newsletter e receba nossos artigos em primeira mão.

 

O post Dia internacional da luta contra a AIDS apareceu primeiro em Blog da HUMAN | Moda com conceito.



Fonte do Artigo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui