Você sabe em qual data se comemora o Dia da Amizade?

É provável que sim, considerando que você deve ser certamente um excelente amigo ou amiga, afinal, um bom amigo conhece essa data e a aproveita para expressar o amor e consideração que sente pelas excelentes amizades que possui.

Então, ainda que exista uma data para se comemorar a amizade, vale dizer que deve ser celebrada todos os dias.

Um verdadeiro amigo está com você em todos os momentos de sua vida, sejam felizes ou tristes, e isso não tem dinheiro que pague.

No entanto, caso conheça muito pouco a respeito do Dia da Amizade, não se preocupe (com um calendário cultural cheio de dias a serem celebrados, é mais do que comum isso acontecer), pois, no texto de hoje, abordamos o essencial a respeito deste assunto.

Confira!

Em qual data se comemora o Dia da Amizade?

Em âmbito internacional, segundo historiadores, o Dia da Amizade é celebrado anualmente em 30 de julho, ou seja, no final do primeiro mês do segundo semestre.

Foi a Organização das Nações Unidas (ONU) que sugeriu que o Dia da Amizade fosse celebrado nessa data pelos países-membros do órgão.

Mesmo com essa recomendação, no Brasil, alguns estudiosos apontam que é comemorado em duas datas, uma de caráter extraoficial e outra, oficial.

A primeira tem relação com o Dia do Amigo, que não se confunde, vale dizer, com o Dia da Amizade.

Ainda que se trate de agendas culturais similares, são datas celebradas em momentos diferentes.

O Dia do Amigo é celebrado em 18 de abril. Por muito tempo, o Dia da Amizade também foi comemorado nessa data. O Dia da Amizade, por sua vez, é celebrado em 20 de julho.

Não só o Brasil considera essa data como o Dia da Amizade, mas também a Argentina e o Uruguai.

Qual é a história (ou histórias) por trás do Dia da Amizade?

Seja no dia 8 de abril, 20 ou 30 de julho, é fato que existe uma história por trás do Dia da Amizade ou histórias.

Segundo alguns historiadores, a origem do Dia da Amizade tem mais de uma versão.

A primeira delas diz que a celebração do Dia da Amizade no dia 30 de julho foi proposta pelo professor e músico argentino Enrique Ernesto Febbraro que, inspirado pelo fato de o homem ter chegado à lua, defendeu a ideia de que se a humanidade se unisse não haveria objetivos que fossem impossíveis de serem alcançados.

Enrique Ernesto viu em tal acontecimento histórico a oportunidade de fazer novas amizades e, assim, tornar as pessoas mais unidas e fortes.

A outra versão diz que a origem do Dia da Amizade se deve a Cruzada Mundial da Amizade, uma campanha que foi idealizada pelo médico Ramón Artemio, em 1958, para promover a cultura da paz.

O idealizador dessa campanha sugeriu que a data do Dia da Amizade fosse celebrada no dia 30 de julho.

É por isso que, hoje, em alguns países, dentre eles o Brasil, o Dia da Amizade é celebrado em 20 de julho, em outros, porém, no dia 30.

A formalização do Dia da Amizade como uma data importante para a ONU

Ainda no contexto histórico do Dia da Amizade, no dia 27 de abril de 2011, a ONU, em sua sexagésima quinta sessão, reconheceu o Dia da Amizade como uma data importante para a promoção da cultura da paz e da não violência.

Ciente da importância dessa data para a criação de um mundo pacífico, unido e forte, a ONU elaborou um documento que foi assinado pelos países-membros, entre eles o Brasil, que aborda tópicos sobre a pertinência da amizade para a promoção da paz.

Alguns dos principais tópicos que podemos encontrar no documento são estes:

• A importância da amizade como um valoroso e nobre sentimento na vida dos seres humanos ao redor do mundo;

• A conscientização de que a amizade entre os povos, países e culturas, bem como as amizades individuais, pode inspirar na criação de pontes entre comunidades, celebrando assim, a diversidade cultural;

• A afirmação de que a amizade pode contribuir para os esforços da comunidade internacional, em conformidade com a Carta das Nações Unidas, para a promoção do diálogo entre as civilizações, da solidariedade, da compreensão mútua e da reconciliação;

• A importância de envolver os jovens e futuros líderes em atividades comunitárias voltadas para a inclusão e o respeito entre as diferentes culturas, bem como para a promoção da compreensão internacional de acordo com a Declaração e Programa de Ação sobre uma Cultura de Paz.

Ter e fazer amizades são importantes para a sua saúde mental

É fato que o ser humano não foi feito para viver só, mas sim em contato com outras pessoas.

O isolamento pode fazer com que uma pessoa desenvolva não só problemas de relacionamento interpessoal, mas também de saúde mental.

Por isso, ter e fazer amigos é importante para preservar a sua saúde mental.

De acordo com Roger Horchow e Sally Horchow, os quais são autores da obra “A Arte de Fazer Amigos”, existem recompensas incríveis de se ter um amigo.

Apontamos algumas delas:

• Sensação de que pode sempre contar com alguém, o que faz com que não se sinta só;

• Um amigo é também uma companhia divertida para os momentos de felicidade;

• Um amigo se coloca à sua disposição para ouvir seus problemas, amenizando assim, a sua dor;

• É possível aprender muito numa relação fraternal, uma vez que você se doa, deixando de lado muitas vezes os seus interesses, preferências, entre outras questões.

Agora que conhece melhor o Dia da Amizade, principalmente o seu lado histórico e social (de que faz bem à saúde mental, por exemplo), por que não aproveita que sabe de tudo isso e compartilha este conteúdo com os seus amigos?

É uma forma de não só fazer com que vejam a consideração que você tem por eles, mas também de fortalecer o Dia da Amizade.

Afinal, é uma data que também tem como missão promover a paz e a união. Contamos com você, compartilhe humanidade!

O post Feliz Dia Amigo! apareceu primeiro em Blog da HUMAN | Moda com conceito.



Fonte do Artigo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui