O evento chega pela primeira vez à cena da tatuagem da capital mineira e reúne mulheres para além de tatuar, trocarem experiências sobre o mercado de trabalho excludente.

Tatuadora há 6 anos, Lis Mainá, mais conhecida como Tatudona, resolveu quebrar o fluxo muitas vezes opressor do universo da tatuagem, criando em sua própria casa, no Rio de Janeiro, um espaço de fortalecimento, apoio e troca entre mulheres que usam a agulha e tinta como profissão.
Nasceu o Festival Mulheres Tatuadoras que reúne, 3 vezes ao ano, tatuadoras mulheres, desde aprendizes à profissionais de renome, de diferentes estilos e localidades para mergulharem juntas no universo da tatuagem.
Hoje, o festival está em sua sétima edição e acontecerá, pela primeira vez, fora da cidade do Rio.

Fotografias de Maira Matos Fotografia.

"O Festival Mulheres Tatuadoras, que já se consolidou no cenário carioca, agora chega a Minas Gerais. Se muda o local, permanece a identidade. Assim como no Rio, o propósito continua sendo a reunião de mulheres em torno da paixão pela tattoo. Entre os dias 9 e 10 de Novembro, elas se encontram na Casa de Referência Tina Martins para trocar informações sobre o mercado, fazer cursos, compartilhar experiências e, claro, para o tradicional flashday com diversas tatuadoras.

Fotografias de Maira Matos Fotografia.

Em 2019, a comunidade de tatuadoras mulheres de Belo Horizonte se mobilizou por causa de uma denúncia coletiva sobre assédio em um dos maiores estúdios da cidade. Após esse episódio, um profissional foi preso. Tatuadoras locais fizeram uma grande ação, distribuindo gratuitamente uma cartilha sobre o assunto chamada "Minha tatu, minhas regras!"

Fotografia de Maira Matos Fotografia.

“Queremos mostrar para mulheres que não precisam se submeter a tatuar com homens em quem não confiam. Nossa ideia ao ir para Belo Horizonte é ampliar ainda mais essa rede de afeto e fortalecer os laços com outras profissionais e mulheres”, avalia Maria Paula, uma das produtoras do evento.

Leia mais sobre a cartilha, "Minha tatu, minhas regras!", aqui:

Minha Tatu, minhas regras!

Além do “machistas e racistas não passarão”, o evento que também é produzido por mães, levanta a bandeira sobre o espaço das crianças, e deixam claro que elas são super bem vindas:

“Acreditamos que lugar de mãe é onde ela quiser e com sua cria do lado!” , deixa claro Lis Mainá, Tatudona, mãe de Juca de 4 anos que divide a produção com a sua assistente Maria Paula, mãe do Zé, de 7 anos.

Fotografias de Maira Matos Fotografia.

Entre os destaques das atividades estão treinamentos relacionados à biossegurança, anatomia, fisiologia e cicatrização da pele e uma roda de conversa sobre articulação coletiva para o fortalecimento feminino em áreas dominadas pelos homens.

Elas não param por aí: O festival deve continuar a acontecer no próximo ano. A ideia é que seja possível contar com apoios para oferecer de forma gratuita cursos de formação profissional no universo da tatuagem. Além disso, elas querem levar o encontro para outras cidades e movimentar as cenas femininas locais.

O evento é gratuito e aberto ao público.

Programação completa:

Sábado- 9 de Novembro
Abertura às 10h com Feira da Tina, música e comida.
Flashday com as tatuadoras:
@dayisis (MG)
@camilaschindler (BA)
@luanaxaviertattoo (RJ)
@tatudona (RJ)
@lalalalalalari (MG)
@boladinha.ttt (RJ)

Piercer: @danipiercing (MG)

Das 14 h às 17h: curso de Biossegurança com @esther_gawendo.
Valor da inscrição: R$50,00.
Inscrições pelo email: festival.mulherestatuadoras@gmail.com
A Casa fecha às 20h.

Fotografias de Maira Matos Fotografia.

Domingo- 10 de Novembro
Abertura às 10h com música e comidas
Flashday com as tatuadoras:
@juverissimo.tattoo (MG)
@imoraesss (MG)
@monimariamo (MG)
@lualvernaz (MG)
@zangadas_tatu (MG)
@owcalaboca (GO)

Piercer: @danipiercing (MG)

Das 14h às 16h, curso gratuito de “Anatomia, fisiologia e cicatrização da pele” com Thaísa Boaventura, fundadora da @maboah.
Inscrições pelo link: https://forms.gle/hwJSecmYoZYdL7jB7
(somente 30 vagas)

Às 16h30, roda de conversa com as responsáveis pela @casatinamartins e militantes do @movimentoolga.

A Casa fecha às 20h.

Serviço:
Datas: 9 e 10 de Novembro de 2019
Local: Casa da Tina
Endereço: Rua Paraíba, 641 — Funcionários — Belo Horizonte
Instagram:@casatina e @festival.mulherestatuadoras

Oi! Você ainda está aí?
Compartilha o nosso texto, vai! E não deixa de contar a história da sua tattoo pra gente aqui nos comentários.

E para encontrar o artista ideal para a sua tattoo, acesse o nosso site:
tattoo2me.com e digite sua cidade!

E nossos perfis no Instagram são atualizados de 3 em 3 horas:

Tattoo2us e Tattoo2me


Festival Mulheres Tatuadoras was originally published in Tattoo2me Magazine on Medium, where people are continuing the conversation by highlighting and responding to this story.





Fonte do Artigo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui