Graças aos métodos contraceptivos e a ampla disponibilidade de tecnologias reprodutivas, os casais hoje tem mais controle sobre quando querem começar uma família. Por isso, a questão sobre quando engravidar se torna ainda mais relevante hoje do que era há 50 anos.

Esperar para começar uma família é possível, embora possa complicar a concepção e a gravidez. A fertilidade naturalmente diminui com a idade e ter um bebê em um período posterior da vida pode aumentar o risco de complicações.

Dito isso, não há “melhor idade” para engravidar. A decisão de começar uma família deve basear-se em muitos fatores, incluindo a idade da mulher e a disponibilidade do casal para ter um filho. Lembre-se: só porque você tem mais de 30 ou 40 anos, não significa que você não pode ter um bebê saudável.

O artigo a seguir pretende tratar deste tema e esclarecer mais sobre a gravidez em cada etapa da sua vida. Boa leitura!

Gravidez aos 20 anos

As mulheres são mais férteis e tem a melhor chance de engravidar naturalmente em seus 20 e tantos anos. Este é o momento em que você tem o maior número de óvulos de boa qualidade disponíveis e seus riscos durante a gravidez são menores.

Aos 25 anos, suas chances de engravidar depois de três meses de tentativas são em média, pouco menos de 20%.

Gravidez aos 30 anos

A fertilidade gradualmente começa a diminuir por volta dos 32 anos. Depois dos 35 anos, esse declínio acelera. As mulheres nascem com todos os óvulos que terão à disposição durante toda a vida — cerca de 1 milhão deles. O número de óvulos diminui gradualmente com o tempo e aos 37 anos, estima-se que você terá cerca de 25.000 óvulos sobrando.

Aos 35 anos, suas chances de engravidar depois de três meses de tentativas são de aproximadamente 12%. O risco de aborto espontâneo e anomalias genéticas também começam a aumentar após os 35 anos e você pode ter mais complicações em sua gravidez ou durante o parto. Por isso, seu médico pode recomendar testes adicionais para você e seu bebê durante a gestação.

Gravidez aos 40 anos

Há um declínio acentuado na capacidade de uma mulher engravidar naturalmente depois dos 40 anos. Aos 40 anos, suas chances de engravidar após três meses de tentativas são de cerca de 7%.

Com o tempo, a quantidade e a qualidade dos seus óvulos diminuem. Óvulos mais velhos podem ter mais problemas cromossômicos, o que aumenta as chances de ter um bebê com alguma alteração genética de nascença. A maioria das mulheres na faixa dos 40 anos ainda pode ter uma gravidez saudável, mas os riscos aumentam significativamente durante esse período. Esses riscos incluem:

• necessidade de cesariana;

• nascimento prematuro;

• bebê com baixo peso;

• alteração genética de nascença;

• morte fetal ou natimorto.

Condições médicas como diabetes e pressão alta são mais comuns em mulheres após os 35 anos. Elas podem levar a complicações na gravidez, como diabetes gestacional e pré-eclâmpsia. Após os 40 anos de idade, o seu médico pode fazer testes e monitoramento extras para procurar possíveis complicações.

Opções de fertilidade

Se você tem mais de 35 anos e está tentando engravidar há mais de seis meses, pode estar lidando com problemas de fertilidade. Seu médico ou especialista em fertilidade pode ajudar a determinar por que você ainda não conseguiu engravidar e recomendar os próximos passos.

As tecnologias de reprodução assistida podem ajudar você a conceber, mas não podem compensar totalmente o declínio da fertilidade relacionado à idade. Médicos tratam de problemas de fertilidade em mulheres com drogas que estimulam a ovulação e técnicas como a fertilização in vitro (FIV). No entanto, as chances de conseguir uma gravidez bem-sucedida com esses métodos diminuem à medida que você envelhece.

Outra opção é usar um óvulo saudável doado por outra pessoa. O óvulo é fertilizado com o esperma de seu parceiro e depois transferido para o seu útero.

Congelando seus óvulos

Se você ainda não está preparada para ter uma família, mas sabe que vai querer uma no futuro, convém considerar o congelamento de seus óvulos durante os picos de reprodução. Primeiro você toma hormônios para estimular a ovulação. Então os óvulos serão extraídos e congelados. Eles podem ficar congelados por vários anos.

Quando você estiver pronta para usá-los, os óvulos serão descongelados e injetados com um espermatozoide para serem fertilizados. Os embriões resultantes serão então implantados no seu útero. Congelar os seus óvulos não garante uma gravidez. A concepção é mais difícil quando você está no final dos 30 e 40 anos, mas o procedimento pode garantir que óvulos saudáveis estejam disponíveis quando você estiver pronta.

Benefícios de ter filhos mais tarde

Além de lhe dar tempo para explorar sua carreira e aproveitar seus relacionamentos, esperar para engravidar traz outros benefícios para você e seu bebê. Um estudo de 2016 descobriu que as mães mais velhas são mais pacientes e tendem a gritar e punir menos os filhos. Seus filhos também têm menos problemas sociais, emocionais e comportamentais no ensino fundamental.

Pesquisas também descobriram que as crianças nascidas de mães mais velhas são geralmente mais saudáveis e acabam sendo mais instruídas do que seus pares que nasceram de mães mais jovens. Esperar para engravidar pode até ajudá-lo a viver mais tempo. Outro estudo de 2016 descobriu que as chances de viver até 90 anos eram mais altas em mulheres que demoravam a ter filhos.

É preciso esclarecer, no entanto, que não há provas definitivas de que atrasar a gravidez traga algum destes efeitos. É possível que outros fatores em mães mais velhas, além da idade, tenham desempenhado um papel importante. Mas essas descobertas sugerem que há algumas vantagens em esperar.

Quando obter ajuda médica

Se você está tentando engravidar, mas não está tendo sorte, é hora de consultar um médico especialista em fertilidade, especialmente se:

• está tentando engravidar a um ano e você tem menos de 35 anos;

• está tentando engravidar a seis meses e você tem mais de 35 anos;

• o pai ou a mãe tiver alguma doença genética conhecida ou abortos espontâneos.

O passar dos anos pode tornar mais difícil engravidar. No entanto, ainda é possível ter um bebê saudável quando você está com 30 ou 40 anos. Em última análise, o momento perfeito para engravidar é quando for melhor para você. Não é irracional esperar até que você se sinta mais confiante em sua carreira e finanças para começar a construir sua família.

Se optar por esperar, você poderá consultar o seu médico ou um especialista em fertilidade para se certificar de que não haverá problemas de saúde quando estiver pronta.

Se você gostou do nosso artigo, descubra outras leituras interessantes no nosso blog HUMAN!

 

O post Gravidez tardia x Gravidez precoce, existe uma idade certa para ter filhos? apareceu primeiro em Blog da HUMAN | Moda com conceito.



Fonte do Artigo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui