Olhos brilhando, agitação, grandes saltos e significativa demonstração de carinho quando chegamos em casa. Essa descrição te fez lembrar algo? Apostamos que sim, sobretudo se você possui um pet em sua residência. É exatamente assim que ele nos recebe. É tanta alegria e demonstração de amor aos nos ver que qualquer sentimento de raiva, tristeza ou estresse vai embora. Concorda?

Não é à toa que esse ser de luz é chamado de melhor amigo do humano. Além de nos dar muito amor e carinho, os pets oferecem diversos benefícios à nossa saúde. Confira alguns a seguir:

Combate à depressão

De acordo com uma pesquisa desenvolvida por especialistas do IG Saúde, os pets ajudam a combater a depressão. A explicação é muito simples. Eles estão sempre conosco, nos momentos tristes e felizes, dando-nos carinho, amor, apoio e segurança. Isso favorece a nossa autoestima e aumenta o nosso senso de amor próprio, combatendo assim a depressão.

Deixam-nos mais felizes

Esse benefício está diretamente relacionado ao combate da depressão e de vários problemas de saúde. Quando o pet troca carinho e afeto com o ser humano, os hormônios da felicidade e do prazer (serotonina e dopamina) são liberados, fazendo assim com que ele se sinta muito bem e mais forte.

Vale mencionar que a tristeza, segundo alguns estudos, fragiliza o sistema imunológico, deixando o ser humano mais vulnerável, o que pode colaborar para o surgimento de várias doenças (depressão, diabetes, gripe, etc.).

Alivia o estresse

Como dissemos no início deste conteúdo, os animais de estimação ajudam a combater o estresse. A forma como eles chegam até nós, de maneira carinhosa e amorosa, provoca esse efeito.

Só quem já teve ou tem um cachorro ou gato (ou outro animal) em casa sabe como eles deixam o ambiente mais feliz e divertido. É esse clima que deixa o espaço mais leve e alegre, capaz de eliminar, portanto, sentimentos ruins como estresse e tristeza, por exemplo.

Proteção dos pets

Os pets vêm ocupando uma posição especial no núcleo familiar e na sociedade. Tanto isso é verdade que diversas organizações não governamentais vêm sendo criadas para defender e proteger os animais. Não se sabe ao certo quantas existem no Brasil, todavia, estima-se que sejam mais de 100, conforme a Arca Brasil, Associação Humanitária de Proteção e Bem-Estar Animal.

Os pets também ganharam uma atenção especial no legislativo, fato que é evidenciado a partir das leis que foram criadas para defendê-los e protegê-los. Um exemplo é o decreto lei nº 24.645, de 1934, que estabelece medidas de proteção aos animais.

Além dessa, temos a lei ambiental 9.605, de 1968, que criminaliza a prática de abuso e maus-tratos contra animais domésticos, nativos e exóticos. A pena para esse crime é a detenção e multa.

Cuidar do pet é mais do que uma responsabilidade, é um ato de carinho por aquele que nos ajuda a estar sempre bem, feliz e saudável. Cuide de seu pet, pois ele está sempre cuidando de você!

Gostou deste conteúdo e deseja ler outros? Então, Vista essa camisa e assine a nossa newsletter! Assim, você pode receber em seu e-mail textos relevantes e interessantes sobre este e outros assuntos. Aproveite!

 

O post O melhor amigo do HUMANO apareceu primeiro em Blog da HUMAN | Moda com conceito.



Fonte do Artigo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui